É claro que o último filme de Brian Singer, Bohemian Rhapsody, levantou paixões para o cinema musical e biográfico. As centenas de milhares de assistentes que encheram as salas de cinema nas projeções perguntar-se-ão: “É este filme o início de uma moda dos filmes vinculados a histórias de bandas e músicos?”

O certo é que a história de Freddie Mercury e a sua vertiginosa carreira não será a única que veremos nas salas de cinema este ano. A mais recente em chegar aos cinemas foi Rocketman, interessante proposta que revisita a vida e obra de Elton John na pele do jovem ator britânico Taron Egerton.

A Star is Born

Começamos a lista com outra das favoritas do ano passado. A história de amor protagonizada por Lady Gaga e Bradley Cooper é um excelente filme coroado por uma banda sonora à altura. Tanto, que a canção “Shallow” foi a vencedora na categoria Melhor Canção Original.

Whiplash

Este filme dramático leva-o à máxima tensão graças à interpretação de J.K Simmons como professor do conservatório da Costa Este. Uma constante batalha de titãs da percussão no processo de superação do seu protagonista, Miles Teller. É um destes filmes que nos faz entrar em cheio na música jazz.

La La Land

O realizador Damien Chazelle tem um olhar particular sobre o jazz. O também autor de Whiplash transborda de amor, estilo e gosto pelo universo que rodeia o glamour de Hollywood com este filme musical.

Straight Outta Compton

A história de como dois dos veteranos rappers Dr.Dre e Ice Cube se unem com o seu grupo de amigos para formar o grupo de rap N.W.A. Do bairro de Compton, um dos mais perigosos de Los Angeles, até revolucionar a sociedade americana dos anos 80.

Sing Street

Este divertido filme leva-nos ao rock que se ouvia e vivia na Dublin dos anos 80. Dirigida por John Carney, autor de Begin Again e Onze.

Walk the line

Magistral interpretação de Joaquin Phoenix como Johnny Cash no seu caminho ao estrelato mundial.

Amadeus

Ganhadora do Óscar a Melhor Filme em 1985, em que se conta a tensão entre Antonio Salieri, compositor da corte em Viena e o jovem Wolfgang Amadeus Mozart.

The Runaways

Uma frenética aventura pelos episódios que viveram Joan Jett e Cherie Currie na formação da mítica banda The Runaways. Um exemplo ideal para refletir duas das personalidades mais provocadoras da cena musical feminina.

8 Mile

Biografia de Eminem em que conta os seus episódios mais duros como adolescente em um bairro de Detroit.

Control

A história de Ian Curtis marcaria a cena musical britânica nos setenta. O líder dos Joy Division vivia com o motor de se expressar através da música, e este filme conta em detalhe como isso o influiu na sua vida pessoal.

+ Posts