“Controle as suas manhãs, impulsione a sua vida”. Esta citação é o lema com que o Robin Sharma conseguiu animar milhares de leitores a tomar as rédeas do seu dia-a-dia com um pequeno esforço: madrugar para dedicarmos tempo ao nosso corpo e mente antes de nos sentarmos ao computador do escritório ou em teletrabalho.

O conhecido escritor ilustra no seu livro O Clube das 5 da manhã uma das pautas que serviu para impulsionar a criatividade e produtividade dos principais empresários e responsáveis por marcas: Tim Cook e Jeff Bezos são dois dos exemplos destacados.

Segundo a prática que o Robin Sharma defende no seu livro, a “rotina matinal” é um pequeno impulso que podemos pôr em prática cada dia para melhorar progressivamente. Para isso expõe a seguinte fórmula: 20-20-20

O que é a fórmula 20-20-20?

O autor apresenta uma rotina de 1 hora cada manhã para impulsionar a nossa vida e termos uma consciência plena no trabalho: Melhorar atenção, produtividade e capacidade resolutiva em diferentes tarefas.

Esta hora podemos dividi-la em 3 partes:

20 minutos para praticar desporto: O objetivo é que o nosso corpo se desperte mal comece. Assim conseguimos ter uma atenção mais ativa no resto do dia desde bem cedo.

20 minutos para “estudar”: Os seguintes 20 minutos dedicamos a treinar a nossa aprendizagem. Seja retomando o curso online que deixou a meio porque não tinha tempo, lendo um livro ou dedicando uns minutos a praticar inglês.

20 minutos para relaxar: A última fase é a de volta à calma. Seja com meditação, ouvindo um podcast ou simplesmente lendo. Estará preparad@ para encarar o dia de uma forma diferente. Vai ver!

Qual é o objetivo do Clube das 5 da manhã?

Muito simples. Aproveitar as primeiras horas da manhã em que os outros ainda dormem para se dedicar algum tempo: seja lendo, estudando, praticando desporto… das 5 às 6 da manhã ainda está a amanhecer, pelo que a sua mente está mais desconectada da rotina do dia-a-dia: não pensa nas próximas reuniões, nem nas tarefas que deve finalizar no trabalho. É tempo para se oferecer a si.

Como posso pôr em prática esta fórmula de Robin Sharma?

Recomendamos que adote uma rotina de se deitar mais ou menos à mesma hora. Assim garantirá as suas horas de sono ótimas e levantar-se-á com energia para desfrutar das primeiras horas do dia. Para isso, pode utilizar um altifalante despertador que lhe permita programar o alarme de diferentes maneiras: pode configurá-lo com Amazon Alexa ou até programar uma sequência de luz para que o despertar seja suave e natural.

Escolha o seu dia para começar e irá ver como o Clube das 5 da manhã lhe dará horas de produtividade, crescimento pessoal e paz interior.

Conte nos comentários se o pôs em prática e como foi a sua experiência. Queremos saber!