Conselhos para teletrabalhar eficazmente.

O que ocorreu durante 2020 virou a nossa vida de pernas para o ar e, entre as mudanças que vivemos, uma muito importante foi o facto de o teletrabalho ter sido instaurado na nossa rotina.

Se também é dos que está ligado a um ecrã dia sim dia sim, de videochamada em videochamada, estes conselhos interessam-lhe. Porque trabalhar de forma cómoda, produtiva e com a melhor qualidade de som é possível com uns auscultadores com microfone que possa ajustar em função das suas necessidades.

1. Habilite um espaço em casa para teletrabalhar comodamente

O melhor para separar a nossa vida pessoal da profissional durante a jornada de trabalho é ter um espaço próprio e exclusivo onde podermos trabalhar e sentir-nos à vontade procurando ter condições de luz, ruído e ventilação adequadas.

O ideal para estabelecer uma separação entre as atividades relacionadas com o trabalho e as que têm a ver com o lar e o lazer é dispor de um lugar específico para estarmos calmos onde flua a nossa criatividade e aumente a nossa concentração.

2. Respeite horários de trabalho e lazer

Não só é importante o onde, mas também o quando. Temos de definir e respeitar horários de trabalho e tempo livre para conciliar vida profissional e pessoal.

Quando teletrabalhamos não temos a sensação de mudar de ares, uma vez que partilhamos espaço temporal entre as nossas rotinas. Por isso, criar uma rotina de desconexão pode ser o melhor aliado para dar por finalizada a jornada de trabalho: despeça-se dos colegas, desligue o computador, abandone o espaço habilitado para o trabalho e realize outra atividade em que não precise do computador ou do telemóvel.

3. Não se esqueça das relações interpessoais

O contacto humano é chave para o nosso bem-estar!

É importante socializar com os colegas e partilhar os êxitos e fracassos. É chave contar com um programa de videoconferências que nos permita comunicar-nos e empatizar com a equipa e estabelecer horários de reunião em que possamos abrir câmara e microfone para vermos as nossas caras, partilhar qualquer dado ou até tomar um café virtual. Para isso, não podem faltar uma webcam e uns auscultadores cómodos, ajustáveis, que se adaptem às nossas necessidades e ouvidos.

4. Segurança e cibersegurança primeiro

O nosso bem-estar físico e mental, assim como a saúde da nossa equipa de trabalho, é importante para uma equação laboral perfeita. Por isso, devemos seguir todas as normas e recomendações de saúde laboral, assim como conselhos de cibersegurança para preservar a nossa saúde e a do nosso computador.

5. E, por último, mas não menos importante, adapte a tecnologia ao trabalho

Está na nossa mão trabalhar com ferramentas que nos facilitem o trabalho diário. Porque, se é dos que tem um trabalho, seja em remoto ou no escritório, no qual está a maior parte do tempo a falar, precisa de uns auscultadores cómodos que acompanhem o seu ritmo e resistam tudo.

Conhece MyMomentOffice?

Na Energy Sistem desenhámos uma gama de auscultadores Office com microfone retráctil para realizar videochamadas que, quando não usemos, podemos retirar. Composta por dois modelos de auscultadores de escritório que contam com banda para a cabeça extensível e ajustável, design on-ear leve e almofadas em espuma para proporcionar horas e horas de comodidade.

Por um lado, o Headset Office 2 Anthracite incorpora um conector mini jack de 3,5 mm com cabo de 150 cm para smartphone e 200 cm para computador que oferece maior liberdade e flexibilidade ao realizar chamadas. Uns auscultadores idóneos para teletrabalhar e estar sempre conectado desde um telemóvel ou computador.

O Headset Office 2+ Black, por seu lado, conta com conector mini jack de 3,5 mm, e adaptador USB para poder realizar videochamadas com a melhor qualidade desde um computador. Permite ajustar o volume das chamadas e silenciar o microfone a partir do próprio auscultador para maior praticidade.

Se, para além disso, é dos que precisa de motivação extra para trabalhar, deixamos-lhe esta playlist de canções para ouvir enquanto trabalha.

+ Posts