Se queres que o teu teclado gaming esteja sempre em boas condições e como novo, estás no sítio certo, porque te vamos explicar como podes limpar eficazmente um teclado mecânico em 4 simples passos.

Antes de deitares mãos à obra, vais precisar de:

  1. Álcool isopropílico
  2.  Escova de dentes
  3. Pano de microfibras

Perfeito! Agora que tens todos os materiais, já podes começar a limpar o teclado gaming.

Passos para limpar o teu teclado gaming

Primeiro passo: limpar superficialmente

Para retirar a sujidade mais solta, vira o teclado mecânico ao contrário e dá-lhe umas pequenas palmadas na parte de trás. Assim, consegues tirar a sujidade mais superficial e a que fica presa entre as teclas.

Este primeiro passo pode ser feito de vez em quando, numa limpeza de rotina, para evitar a acumulação de sujidade e a ocorrência de falhas no dispositivo.

Segundo passo: tirar todas as teclas

Na grande maioria dos teclados gaming, incluindo os da Energy Sistem, é possível tirar as teclas. Neste passo, basta segurar cada tecla pelos lados e puxá-la suavemente para cima.

Recomendamos que, antes de tirares todas as teclas, tires uma fotografia ao teclado mecânico, para saberes exatamente onde encaixam. Dessa forma, o processo para voltar a colocá-las será muito mais simples e não corres o risco de te enganares depois de limpares o teclado gaming.

Terceiro passo: limpar o teclado

Depois de tirares todas as teclas, deves limpá-las com álcool isopropílico, uma a uma. É o único produto que não danifica o plástico que reveste as teclas. Podes optar por álcool sanitário, mas se este não for aplicado com cuidado, podes danificar o plástico.

Dobra o pano várias vezes, passa-o por álcool e usa-o para limpar a superfície do teclado. Foca-te nos espaços entre as teclas. De seguida, passa o pano pelo plástico que reveste cada tecla.

Quarto passo: montar

Depois de limpares bem a base do teclado mecânico e cada uma das teclas, começa a encaixá-las no sítio certo.

O procedimento é muito fácil: da mesma forma que tiraste cada tecla, volta a encaixá-la suavemente e sem fazer força. Utiliza a fotografia que tiraste no início para colocares cada tecla no respetivo espaço.

Com que frequência se deve limpar um teclado mecânico?

Depois de realizares esta limpeza de fundo, o teu teclado mecânico ficará como novo, mas não te deves esquecer de repetir o processo. É importante definires uma data, com uma determinada frequência, para fazeres uma limpeza de manutenção.

setup_gaming

A frequência depende muito da utilização que deres ao teu teclado gaming. Se comes em cima dele, deves fazer esta limpeza todos os meses, mas se só o usas para escrever, jogar ou trabalhar, uma vez a cada 6 meses é suficiente.

E, se mais do que limpar o teu velho teclado, procuras um teclado mecânico novo, recomendamos que passes pela nossa secção de teclados gaming. Descobre os nossos modelos Gaming Keyboard ESG K6 Mechanik e Gaming Keyboard ESG K2 Ghosthunter. Concebidos para jogadores como tu. Que nada pare o teu jogo!

 

+ Posts