Desfrutar de um bom jogo tornou-se, para muitos, quase um ritual, mas para aproveitar esta experiência ao máximo, precisas de um setup gamer que te permita jogar confortavelmente.

Se queres criar um setup de raiz e não sabes por onde começar, não te preocupes, vamos mostrar-te os vários elementos que deves ter em conta. Desde teclados gaming, tapetes de rato gaming, auscultadores gaming e ratos gaming até sugestões de decoração para montares o teu próprio setup gamer ao estilo dos melhores gamers do mundo.

Onde deves colocar o teu setup gaming? 

Comecemos pelo princípio. Onde vais colocar o teu equipamento gaming? Bem, primeiro tens de escolher a divisão que seja a mais adequada. Pode ser a mesma divisão onde dormes ou também podes criar o teu próprio espaço gaming.

Recomendamos que escolhas um local com ventilação, luz natural e que esteja perto de tomadas elétricas. A ventilação é importante, porque o PC tem tendência a sobreaquecer em locais muito fechados, e isto é algo que ninguém quer quando se trata de jogar sem problemas. Se tens janelas, tem em atenção os reflexos no ecrã. Experimenta colocar o ecrã de costas para a fonte de luz natural. Por último, recomendamos que utilizes extensões elétricas de qualidade que protejam os teus equipamentos contra os picos de tensão.

A cadeira gaming

Embora pareça irónico, estar sentado, cansa. É por isso que tens de procurar uma cadeira que te permita estar sentado durante longas horas de jogo.

É sabido que existem as chamadas “cadeiras gamer”. Estas partilham as mesmas características de uma cadeira de escritório, mas são específicas para gamers. No entanto, uma cadeira ergonómica de escritório também te ajudará no apoio lombar e será mais confortável.

Os periféricos gaming

É aqui que começa a diversão. Os periféricos. As ferramentas que te farão passar de noob a pro, porque em jogos de competição a diferença está nos periféricos gaming:

Teclados gaming

Recomendamos teclados gaming com tecnologia mecânica. Se há uma palavra que define os teclados mecânicos, essa palavra é sensorial. Embora sejam conhecidos pela sua sonoridade, os teclados mecânicos oferecem diversas vantagens que os tornam a melhor escolha para os jogadores que jogam intensivamente.

teclados_gaming_esgm5

Os teclados mecânicos oferecem uma sensibilidade maior e mais direta, permitindo sentir o toque e receber um feedback claro quando premimos as suas teclas. A sua durabilidade é superior e, quando uma tecla começa a falhar, é possível substituí-la. Além disso, permitem premir várias teclas em simultâneo, uma prática muito comum quando se está a jogar.

Ratos gaming

Quanto aos ratos gaming, nem todos são adequados para jogar. Um rato gaming oferece uma série de vantagens competitivas muito interessantes para os que passam horas a fio em frente ao ecrã.

Ratones_Gaming_ESG-M5

Existem 3 pontos-chave que deves ter em conta no momento da escolha de um rato gaming. O primeiro é que seja ergonómico para a tua mão. O segundo é que seja de cabo, uma vez que permite uma transferência de dados muito maior e sem interferências. O terceiro é que tenha um elevado valor de DPI.

Os DPI estão relacionados com a velocidade máxima de deslocamento do cursor no ecrã em relação ao movimento da nossa mão. Resumidamente, quanto maior for o DPI, menos teremos de mover o rato para que o cursor se desloque no ecrã.

Tapete de rato gaming

De uma forma geral, um tapete de rato gaming não deve ter menos de 20 cm de comprimento e 15 cm de largura, independentemente de jogarmos a 8000 ou a 16 000 CPI, é um simples posicionamento vertical e horizontal.

Alfombrilla_Gaming_Pad_RGB

Uma outra vantagem de usar o rato num tapete de rato e não diretamente na superfície da mesa é o conforto. Os tapetes de rato têm uma determinada espessura e proporcionam uma superfície almofadada para apoiar o pulso, fazendo com que seja mais confortável usar o rato durante horas a fio.

Auscultadores gaming

Não te deixes deslumbrar pelo estilo, o importante é a qualidade do som. Quanto aos auscultadores gaming, recomendamos que escolhas uns que sejam concebidos para proporcionar conforto e uma experiência sonora estável. Por um lado, os auscultadores gaming incluem uma resposta mais rápida, para que a sincronização entre o videojogo e o jogador seja perfeita.

A comunicação é essencial, daí que os auscultadores gaming incluam microfones omnidirecionais para proporcionar uma conversa fluida com outros jogadores. Por outro lado, estes acessórios para gamers são concebidos para jogar durante longos períodos de tempo com o máximo de conforto. No nosso caso, o modelo ESG 2 Laser integra uma banda para a cabeça extensível, ao passo que os auscultadores gaming ESG 5 Shock têm almofadas transpiráveis.

Cascos_Gaming_ESG-5

Além disso, os auscultadores com luz LED ESG 5 Shock integram um microfone omnidirecional e são os nossos auscultadores gaming com vibração. O modelo ESG 2 Laser são os auscultadores gaming recomendados se o que procuras é jogar sem parar na tua consola ou PC. Por fim, os auriculares gaming mais económicos são os ESG 1 Dual Driver, prontos para jogar os melhores videojogos de smartphone ou consola portátil em qualquer lugar.

Decoração gaming

Para o toque final no teu setup gaming, é altura de adicionares o teu toque decorativo. Dica: menos é mais. Uma decoração com gravuras atrativas ou ilustrações minimalistas é uma boa opção. Não sobrecarregues a parede com demasiados elementos. É melhor se forem poucos, mas com significado. Um único objeto para não ocupar muito espaço e não transmitir um aspeto desorganizado.

Se quiseres adicionar cor, as luzes LED são uma boa opção. Tenta que tenham apenas um tom, o mesmo do PC e periféricos (caso estes sejam iluminados) e que combine com o ambiente que pretendes criar. Uma planta pequena, como um cato ou uma suculenta, é uma boa opção para dar um toque natural.

Já tens um setup e queres renová-lo ou preferes criar um do zero? Visita a nossa área de ES Gaming e descobre os melhores periféricos gaming com a melhor relação preço/qualidade.

+ Posts