Blog

Conselhos/guia gaming: O que é o DPI do rato e que função tem?

De volta ao blog
Comentários
 O que é o DPI do rato e que função tem
Atualmente, os ratos gaming são lançados com uma série de parâmetros que permitem melhorar a experiência de jogo. Dentro destes ajustes, o DPI de um rato (pontos por polegada) é um dos mais destacados ao comprar o rato gaming que melhor se adapta ao teu estilo de jogo.

Lembras-te quando os ratos tinham uma bola de borracha que rodava enquanto movias o cursor? Ainda que soe antiquado, este sistema foi o início dos ratos para PC como os conhecemos hoje em dia. Como deves saber, os modelos atuais substituem este sistema para dar lugar aos ratos óticos e laser.

O que é o DPI de um rato?


Os DPI (em inglês, Dot Per Inch) medem a sensibilidade do rato. Ou seja, é a quantidade de pontos que um sensor lê no ecrã. Esta unidade de medida utiliza-se para discriminar entre dois pontos. Quanto mais DPI, mais pontos poderá o rato detetar e, portanto, menos distância há entre estes pontos.

Por exemplo,  se um rato tem 6400 DPI significa que, se moves o rato uma polegada, o cursor move-se 6400 pixels. Isto melhora a rapidez de resposta no jogo, tal como acontece com o rato Gaming Mouse ESG 2 M2 Flash da Energy Sistem.

mouse_gaming_energy_sistem

Como se traduz isto? Em função da resolução do ecrã e segundo os DPI selecionados nesse momento, o cursor mover-se-á mais rápido ou mais devagar. O normal é que, em um ecrã de 1080p ou, no máximo, 4K, a quantidade de DPI seja inferior a 10000. É uma quantidade mais do que suficiente, já que um DPI extremamente elevado faria com que o cursor do rato “voasse pelo ecrã”.

Se quiseres saber mais sobre os periféricos gaming da Energy Sistem, apenas tens que dar uma olhadela na Internet para conhecer em detalhe os teclados, ratos e auscultadores gaming. Estás a um passo de conseguir a próxima vitória!
Deixe uma opinião
Não sou um robô
(digite o código)
reload