Blog

Saúde auditiva. Porque é importante ter em conta os decibéis.

De volta ao blog
Comentários
Saúde auditiva. Porque é importante ter em conta os decibéis.
Vivemos rodeados de sons. É por isso que é necessário ter em conta a importância do ruído e o volume muito elevado enquanto ouvimos música. Provavelmente a maioria das pessoas não temos verdadeira consciência dos sons molestos que ouvimos todos os dias e de facto, os aceitamos no nosso dia a dia normalmente. Já seja em casa, enquanto estamos a trabalhar ou vamos para o trabalho. É importante ter em conta umas regras a propósito dos decibéis para evitar que sejam perjudicíais para a saúde.

O que são os decibéis?


É a unidade de medida que serve para medir o nível de tensão sonora ou intensidade sonora (dB é o símbolo de decibel). Desse modo e dependendo do nível de tensão sonora emitido pelo elemento que emite a vibração, é estabelecido o nível de percepção auditiva no limiar auditivo.

  • O som mais leve que pode ser ouvido por algumas pessoas é de 20 dB ou inferior.

  • Uma conversa normal está entre 40 e 60 dB.

  • Um concerto de rock está entre 110 dB e 120 dB e pode chegar até os 140 dB se a pessoa está de frente para os altifalantes.



Utilizar auscultadores é mau para a saúde?


Utilizar auscultadores não é, por si só, mau para a saúde. É uma utilização indevida dos mesmos o que pode ter efeitos negativos no seu sistema auditivo. Por isso, recomendamos o seguinte para avitar efeitos negativos:

  • Fazer uma pausa de cinco minutos após uma hora a ouvir música.

  • Como regra geral, tente ouvir música com volume inferior ao 70%. Esse dato é muito importante porque ouvir música com um volume muito elevado a curta distância do pavilhão auditivo pode ser nocivo.

  • Cumprir as medidas de higiene antes de partilhar os auscultadores. Um dos aspectos mais desconhecidos é o risco inerente à um dos hábitos mais comuns: partilhar os auscultadores, o qual pode ser comparado com partilhar a escova de dentes. As bactérias também são transmitidas nesse caso e podem levar a infecções nos ouvidos.


Para evitá-las, recomendamos, em primeiro lugar, desinfectar os auscultadores com um pouco de álcool ou substituir as pontas dos mesmos por outras pontas intercambiáveis.
Deixe uma opinião
Não sou um robô
(digite o código)
reload